O Estado do Piauí é castigado pelas chuvas

...
Em Teresina no Piauí a situação é muito grave com as fortes chuvas que caem diarimente.
...

Prefeitura de Petrolina comemora Dia Nacional da Caatinga

...
A necessidade de preservação da fauna e da flora da Caatinga, um bioma unicamente brasileiro, mobilizou a Prefeitura de Petrolina, através da Secretária de Educação a celebrar na manhã desta quinta-feira (30), o Dia Nacional da Caatinga com um evento denominado, “Preserve a Caatinga - Valorize a Vida”. Na oportunidade, como parte da programação da Semana Regional da Caatinga, o 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (72 BIMtz) foi homenageado, no Parque Municipal Josepha Coelho com uma placa, alusiva aos relevantes serviços prestados à preservação do Bioma.
Ao som do forró que retratou a cultura sertaneja, alunos de escolas municipais, professores e coordenadores ouviram as colocações do vice-prefeito de Petrolina, Domingos Sávio, que iniciou seu discurso brincando com os estudantes. ‘Viva a caatinga’. “Homenagear o 72º é gratificante para o município porque vocês honram a população petrolinense pela imagem irretocável mantida durante esses anos. Comemoramos para alertar, conscientizar as pessoas pelas ameaças de desertificação do semi-árido. Preservar a vida significa salvar a caatinga”, afirmou.
Durante o evento, a professora de Geografia, Maria de Lourdes Coelho palestrou sobre o tema: ‘Projeto Semi-árido: Educar para Conviver’. Já o ambientalista Vitório Rodrigues, debateu a temática: ‘Caatinga, Bioma Ameaçado/Novo Cenário’. De acordo com a secretária adjunta de Educação, Célia Regina de Carvalho, os temas abordados durante a programação foram muito oportunos e provocaram questionamentos pontuais entre os participantes.
“A estratégia da convivência com o semi-árido e a sua preservação deve ser uma missão diária para cada um de nós. A vida nas condições socioambientais da região, em seus limites e potencialidades também é uma função de uma educação que prisma pela sustentabilidade do planeta, pela qual somos co-responsáveis”, resumiu Célia Regina.
Ao receber a placa referenciada, das mãos do vice-prefeito, o capitão Rodrigues Paiva disse que o Exército, não só na caatinga como no Brasil, possui constituições e subsídios e que a preservação do meio ambiente é uma delas. “O Nosso quartel juntamente com a Prefeitura Municipal torna-se peça fundamental para a preservação do nosso Bio (caatinga). Sempre estaremos cuidando do Parque Zobotâncio, da área de mata genuína, localizada no coração da cidade, assim como de todo meio ambiente brasileiro”, agradeceu.
No final, os participantes assistiram a apresentação do aboiador, Edvaldo Oliveira da Silva, e da quadrilha do bairro Pedro Raimundo com o tema: “Anarriê, Alevantú, Caatinga”. A cerimônia em homenagem ao Dia Nacional da Caatinga, (28) de abril, culminou com a entrega de mudas da flora catingueira e fitas com a inscrição “Preserve a Caatinga – Valorize a Vida”.
...

E o tempo fechou na sessão da Câmara quarta (29)

...
O clima começou a esquentar na Camara de Vereadores de Petrolina, ontem (29), quando a vereadora Cristina Costa disse que a vereadora Marcia Cavalcanti dava sustentação ao governo Júlio Lóssio. Irritada, porém calma, a vereadora Marcia exigiu da nobre colega, mais respeito ao fazer tal afirmação. Pois ela se considera uma vereadora independente.
...