Pica-pau-anão-da-caatinga, ameaçado de extinção

.
Mede apenas 10 cm de comprimento. Possui o corpo pardo com a parte inferior uniformemente amarelada e uma coroa preta pontilhada de branco na cabeça. A diferença entre fêmea e macho é que este ultimo possui, na coroa, uma faixa vermelha. A área abaixo dos olhos é castanha. As pernas são curtas e os pés, relativamente grandes, servem para dar melhor apoio quando pousa na ponta de um galho.

Pode ser observado alimentando-se em bambuzais e pomares abandonados, diferentemente de outras espécies de pica-paus.

Na época reprodutiva, o casal procura uma árvore-sobretudo as que estão secas e mortas-e constrói uma cavidade, forrada apenas com pequenos pedaços de madeira extraídos durante sua confecção. Ali, a fêmea deposita seus ovos de cor branca claríssima e brilhante. Na incubação dos ovos, macho e fêmea se revezam. Os filhotes são alimentados com larvas de insetos.

Habita em áreas de caatinga e capoeiras. É ameaçado principalmente pela expansão da agricultura, com a ampliação das áreas de pasto e queimadas. Por ter uma população reduzida, torna-se sensível à fragmentação do habitat. Na Serra do Baturité resta apenas 1% da vegetação origina, e paira uma constante ameaça de novas queimadas ou da construção de novas pousadas.

É considerado pela literatura existente como restrita às serras de Ibiapaba, Baturité e Aratanha, Ceará (Burn, 2002), mas a distribuição real parece ser bem mais ampla no estado (Weber Silva e Ciro Albano, obs. pess.).
.
.

COMDEMA, nova diretoria empossada

.
Carlos Pessoa é o novo presidente


O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Petrolina, teve nova diretoria empossada nessa quinta-feira (08), para o bienio 2010/2011. O novo presidente é o servidor municipal, carlos Pessoa e como Vice-Presidenta representando a sociedade civil, Clkedima Santos.A posse aconteceu no plenário da Camara de Vereadores e foferido pelo Secretário de Planejamento, Geraldo Júnior, onde contou com a presença de representantes do poder executivo, legislativo e do Exercito Braileiro.

Conselheiros e conselheiras empossados



Conselheiros e conselheiras empossados