Gestão de Residuos Solidos em Petrolina - PE

...
Petrolina, como todas as cidades brasileiras tem seus problemas ambientais. A difernça é que gradativamente vai se resolvendo passo a passo, cada problema gerado pelo crescimento populacional que ultrapassa aos 3.4% a/a contra 1.6% a/a que é média mundial. A foto abaixo, mostra um pé de ipê roxo que faz parte do cinturão verde que envolve parte da area do aterro controlado em construção de nossa cidade. Na parte de baixo da foto, um ninho de beija-flor enbeleza o ambiente, seu voo está previsto para os proximos 06 dias, segundo Medeiros, adfministrador da area.


Nesta outra foto, de um pé de ficus benjamim, no alto da copa, aparece o beija-flor mãe, vigiando nossa presença perto de seu ninho.



O projeto de recuperação da area conhecida por Raso da Catarina, lixão de Petrolina está sendo executado pela empresa CTR, a quem queremos parabenizar pelo trabalho que vem sendo realizado de forma responsavel. Hoje já se pode constatar a reciclagem de varios residuos solidos que são transformados em materias para reutilização em obras e outras atividades do municipio. Vejam as fotos abaixo.

Restos de poda das arvores urbana, transformados em adubo organico.

Blocos para pavimentação de praças, fabricados com o material reciclado. sõ mais de 20.000 peças que serão utilizadas pela Prefeitura em suas obras.


As fotos abaixo, mostram a paisagem atual do Raso da Catarina, que já foi a vergonha de nossa cidade.

Célula em fase de conclusão

Sistema de tratamento de chorume em pleno funcionamento.

Planta nativas que formam o cinturão verde

Costumo dizer que Petrolina ainda está ha anos-luz do ideal, mas que é, sem dúvida, uma das cidades nordestinas que melhor trata seus residuos liquidos e solidos. Procure conhecer este projeto, bem como o sistema de rtratamento de esgoto. Ainda ná é satisfatório, mas pior de isso ócorre na mairia das cidades que nem começou ainda. Vamos criticar os desleixos com o meio ambiente, sem contudo, deixar de reconhecer o os bons projetos em desenvolvimento. Procure conhecê-lo e teça suas criticas.