Mais uma ave da fauna nordestina ameaçada de extinção

.

Anumará


Nome cientifico: (Curaeus forbesi)
Sua semelhança com outra ave, o Membro, cojo nome cientifico é (Gnorinopsar chopi) tem sido fonte de confusões na identificação de espécies de museu e no campo.

Características: Sua semelhança com o membro (Gnorinopsar chopi) tem sido fonte de confusões na identificação de espécies de museu e no campo. Neste último, a vocalização pode ser utilizada para identificar a espécie. Diferencia-se também por apresentar coloração negra menos brilhante e por possuir bico mais estreito e mais reto. Apesar de ter sido considerado abundante em plantações de cana-de-açúcar, é possível que tenha sido confundido com o membro. Na única localidade em que foram feitos estudos de ecologia (Quebrangulo, AL) ele foi detectado na borda de floresta e em áreas pantanosas em sua proximidade. Pode ser encontrado em pequenos bandos, mesmo na época da reprodução. Nidifica na borda da mata ou em locais pantanosos. Seu ninho possui forma de cesta bem fechada, e a postura é de três a quatro ovos. Estudos realizados em Alagoas demonstraram que de 64 a 100 por cento dos ninhos estavam sendo parasitados pelo chopim (Nolothrus bonariensis), reduzindo o sucesso reprodutivo da espécie (Sick 1993).

A ocorrência Geográfica do anumará é nos estados: MG, AL e PE. A espécie ocorre em canaviais e manguezais, embora registros mais recentes tenham sido feito em ambientes florestais. O Cientista que o descreveu foi (Sclater, 1886).

Categoria/Critério: Ameaçada. População pequena e distribuição restrita. Probabilidade de extinção na natureza em pelo menos 50 por cento em 10 anos ou 3 gerações.


Fonte: MMA/SINIMA