Nosso bioma não pode continuar morrendo assim...

Área salinizada proximo ao N - 11
 

Hoje 12/05/12, mais uma vez estou me sentindo realizado para a semana inteira. Sei que as professoras Alana, Mônica Estanislau, Ionária e as demais que fazem parte do grupo que realiza semanalmente aulas prticas no viveiro municipal isntalado na área pública interna da Escola Gov. Miguel Arraes no bairro Henrique Leite também estão felizes. Porque na manhã de hoje realozamos mais uma ação educativa ambiental com os alunos da Escola Mãe Vitória situada no mesmo bairro, que foram recebidos pela equipe da AMMA e pela coordenação da Escola anfitriã (Miguel Arraes). Na oportunidade quando ministramos dois momentos educativos, sendo um teórico no laboratório e outro prático (mão na massa) no viveiro. Não há duvidas de que aquelas crianças adoraram a esperiência de participar dessas ações práticas e verdadeiras ajudando a proporcionar a vida de serem vejetais através do plantio de sementes que em uma semana estarão germinando da terra aonde foram plantadas por eles. Elas serão as futuras árvores de nossas cidade.

Este trabalho foi começado ha  17 anos, muitos resultados concretos já podemos mostrar, tais como, escolas arborizadas, árvores que foram plantadas em diversos locais da cidade que hoje fornecem sombro para nós e abrigo para a fauna. Mas só agora podemos divulgar porque temos um local definitivo para continuarmos nossas pequenas sações, graça a essa parceria da AMMA, com a Escola Gov. Miguel Arraes e o interesse que tem surgidos das escola sadjacentes. É uma história com resultados palpáveis que estamos construindo para o presente e para o turo.

É pena que a maioria das pessoas reclamam pela falta de árvores na cidade, mas poucas se pre-dispõem a adotar uma árvore em sua rua. Muita gente vai para imprensa reclamar da aridez da cidade, sendo que algumas delas são as mesmas que cortaram as poucas árvores que existiam na frente de suas casas.

Na ação de hoje, rodamos o vídeo: "Plneta Terra, a casa que eu te aluguei", foi recitado o poema "José" de Carlos Drumont de Andrade, e a música: Ecos da Naureza - Bel Meirelles. Na parte prática foram plantadas cerca de cento semente de sibiruna e monitoradas mais ou menos 300 mudas de ipê roxo, pata-de-vaca, acacia amarela e muquém.


Coodenação:


Vitorio Rodrigues - AMMA
Alana - AMMA
Profª Ionária - Esc. Mãe Vitória
Profª Mônica - Escola Gov. Moguel Arraes


Apoio Tecnico:


Francinaldo - Tecnico Agricola/AMMA
Mouzart Nunes - Ger. Praças/AMMA


Divulgação:


Karol - AMMA
Tv Grande Rio