Garibaldi/Dó-ré-mi

O garibaldi é uma ave passseriforme da família Icteridae, anteriormente classificado como Agelaius ruficapillus na família Emberizidae. Também conhecido por dó-ré-mi, pássaro-do-arroz, papa-arroz (Natal/RN), chupim-do-nabo, chapéu-de-couro (SP), casaca (PI), corda-negra (PE, agreste e sertão da PB), rinchão, e godelo (MG). É uma ave caçada e cobiçada por gaioleiros.

Frango-d'água-azul

O frango-d'água-azul é conhecido também como jaçanã (Maranhão) e tauá-tauá-azul (Amapá). Em algumas regiões, como no Maranhão, são muito caçados a partir de março, quando trocam todas as penas das asas ao mesmo tempo e ficam impossibilitados de voar. Os ovos também são alvo de predação pelo homem, fatores que podem contribuir para o declínio da espécie nestas regiões.

Vira-bosta/azulão de chiqueiro

Também conhecido por azulego, maria-preta, chopim, chupim, chupim-vira-bosta, melro, godero, gaudério, cupido (Maranhão), papa-arroz escuro (Paraíba) e engana tico; o vira-bosta é uma ave passeriforme da família Icteridae. É provavelmente a ave mais odiada do Brasil, principalmente por causa de seus hábitos reprodutivos parasitários, pois nunca cuida de seus próprios ovos, sempre os botando nos ninhos de outras aves para que elas criem seus filhotes.

Anum preto


Corpo franzino, 36 centímetros, de 71 a 133 gramas de peso, preto uniforme, de bico alto, forte e curto. Cauda comprida e graduada. Espécie sem dimorfismo sexual. Apesar de formar casais, vive sempre em bandos, ocupando territórios coletivos durante todo o ano. São aves extremamente sociáveis.

Alma-de-gato

 
O anu-branco (Guira guira Gmel.), também chamado rabo-de-palha, alma-de-gato (a Piaya caiana) também é chamada de alma-de-gato), anu-do-campo, anum-do-campo, pelincho, guirá-acangatara, piló, piriguá, quiriquiri e quiriru, é uma espécie de ave da família Cuculidae (subfamília Crotophaginae). É uma das aves mais comuns do Brasil.

Periquito pacu

O tuim, também chamado popularmente de cuiúba, chuim, periquitinho, pacu ou papacum (Ceará), papacu ou simplesmente tuí, é o menor psitacideo do Brasil. É a menor ave da família dos papagaios e periquitos no Brasil, com o corpo todo verde, um pouco mais escuro nas costas mede 12 centímetros e pesa em media 26 gramas. O bico é pequeno e cinza claro. Possui dimorfismo sexual, uma característica rara nas espécies brasileiras da família.