Coruja buraqueira


A coruja-buraqueira (Athene cunicularia, anteriormente Speotyto cunicularia), também chamada caburé-do-campo, coruja-do-campo, coruja-mineira, corujinha-buraqueira, corujinha-do-buraco guedé, urucuera, urucureia e urucuriá, recebe o nome de "buraqueira" por viver em buracos cavados no solo. Embora seja capaz de cavar seu próprio buraco, prefere os buracos abandonados de outros animais. É uma coruja terrícola e de hábitos diurnos, embora tenda a evitar o calor do meio-dia. Ocorre do Canadá à Terra do Fogo, bem como em quase todo o Brasil, mas com a exceção da Amazônia. 

Fonte: www.blogger.com

Garça-branca-grande


A garça-branca-grande (Casmerodius albus, sin. Ardea alba), também conhecida apenas como garça-branca, é uma ave da ordem Pelecaniformes. É uma garça de vasta distribuição e pode ser encontrada em todo o Brasil. Trata-se de uma ave ompletamente branca, tem bico longo e amarelado. Mede, em média, 90 cm. Apresenta enormes egretes no período reprodutivo. A íris é amarela. Se alimenta de presas aquaticas, depois de aproximar-se sorrateiramente com o corpo abaixado e o pescoço recolhido e bicar seu alimento, esticando seu longo pescoço.

Galo-de-campina


O cardeal-do-nordeste (Paroaria dominicana), também conhecido como galo-da-campina, galo-de-campina ou simplesmente cardeal ou Cabeça vermelha, é uma ave da família Embewrizidae, grupo dos cardeais. A espécie tem cerca de 17 cm de comprimento, cabeça anterior e garganta vermelhas sem topete abdomem branco, costas acinzentadas. Vive em bandos nas caatinga em quase todo o Nordeste brasileiro. Alimenta-se de sementes, bagas e insetos. Este mora em em nossa rocinha de brinquedo em Petrolina.

Garça boiadeira


Nome científico: Bulbucus ibis. Tamanho: 88 cm. Alimentação: Insetos aquáticos , moluscos, anfíbios e répteis , que captura com seu longo e fino bico, vive próximo de lagos e lagoas. Origem: É originária da África e entrou em nosso continente pelo norte, de onde tem se espalhado com relativa velocidade. Comportamento: Gosta de andar pelos pastos procurando insetos e outros pequenos animais de que se alimenta, nisso é bem diferente das outras garças que se concentram próximo aos riachos e corpos d'agua. É sempre vista ao lado de vacas e cavalos, onde se alimenta de pequenos insetos e carrapatos. Em nossa chacara elas passam o dia todo acompanhando as vacas do vizinho.
 
*Fonte: Blog "Passarinhas" (http://passarinhar.blogspot.com)