SEPUMA, está recebendo pilhas e baterias usadas


A Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente - SEPUMA, está recebendo pilhas e baterias de celular e filmadoras usadas para serem enviadas para a reciclagem em Suzano-SP, através de ma parceria com o Expresso Cidadão de Petrolina.

Vocês sabiam as pilhas comuns, que usamos nos rádios e lanternas, podem ser jogadas no lixo doméstico? É o que diz uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), publicada em 1999. Ela estabelece uma porcentagem máxima permitida para metais tóxicos. Se a pilha ou bateria não ultrapassar esse limite (as comuns não ultrapassam), pode ser jogada no lixo, e o fabricante não tem a obrigação de recolhê-la.

Mas uma coisa é a lei. A outra é a realidade:
1. Grande parte das pilhas utilizadas no país são piratas. São aquelas mais baratas, de marca esquisita, que muitas vezes não duram nada. Elas não seguem os limites brasileiros para os metais tóxicos, e são muito perigosas para as pessoas e para o meio ambiente.

2. No Brasil, cerca de 90% dos municípios não têm locais adequados para depositar o lixo. A própria resolução do Conama exige que as pilhas sejam depositadas em "em aterros sanitários licenciados".
....