Queimadas na Serra da Canastra





A área devastada por incêndios no Parque Nacional da Serra da Canastra, na região centro-oeste de Minas Gerais, no mês passado é maior do que foi calculado inicialmente e pode chegar a 70 mil hectares, segundo análise do Corpo de Bombeiros. Dos 200 mil hectares da reserva, os bombeiros já confirmaram que 40 mil foram queimados. A área é mais da metade de Belo Horizonte. Peritos do Instituto Chico Mendes concluíram, ainda, que cinco dos seis incêndios que atingiram o Parque Nacional da Serra da Canastra no mês passado foram criminosos.

Segundo os peritos, o fogo chegou à nascente do Rio São Francisco e queimou praticamente toda a vegetação rasteira da região. As cinzas que caíram na água provocam o fenômeno da eutrofização, ou seja, a adubação da água. Isto gera a multiplicação de algas e, segundo biólogos, prejudica a vida vegetal e animal da reserva. A situação é momentânea e deve voltar ao normal quando chover.

De acordo com o biólogo Jean Pierre, todo o ecossistema da serra foi comprometido. Micro-organismos e animais do topo da cadeia alimentar foram afetados. Propriedades rurais do entorno no parque também foram atingidos, com registro de morte de animais, por exemplo. (Fonte: G1)

 Informa o Portal Ambiente Brasil em 09/09/10.