Árvore centenária precisa de ajuda urgente

O Sr. Messias Nunes, preocupado com a situação de uma árvore centenária que estaria morrendo por causa do ataque das ervas hospedes (enxerto) e também dos cupins, resolveu nos procurar na AMMA, na tentativa de que fosse encetada diligência com o objetivo de salvar a referida árvore  situada no povoado do Capim Municipio de Petrolina. Em atendimento ao pleito, eu e o colega Mozart  fomos ao local indicado, onde constatamos a existencia de uma árvore da especie TAMARINDEIRO ou TAMARINEIRO (Tamarindus indica) que de acordo com informações de familiares, foi plantado por volta do ano de 1890 pela senhora Maria Pedrina da Conceição, falecida em 1953 quando tinha 83 anos.
O que encontramos, do ponto de vista hostorico e ambiental é de cortar o coração de qualquer pessoa que tenha o minimo de sensibilidade ecológica. A pobre árvore, além dos ataques já citados, as poucas folhas que ainda existem estão murchas por causa da falta de chuva. 





O tamarindeiro ou tamarineiro é originário das savanas africanas, embora seja cultivado principalmente na India. No Brasil, o fruto é bastante consumido no Norte e Nordeste em forma de doces, sorvetes e sucos.

Aproveitando este intrumento de divulgação, faço um apelo aos Técnicos, professores e alunos da UNIVASF, para que façam uso de seus conhecimentos para nos ajudar a salvar aquela relíquia verdadeiramente centenária.