Rolinha branca

No nordeste, a plumagem é toda branca, vindo daí um dos nomes comuns. No Pantanal, domina um tom pardo-amarronzado. Na asa, a listra escura (iridescente, sob ótimas condições de luz) é característica. Ao voar, destaca-se a grande área branca da asa e outra área branca na cauda. Ao levantar voo, tais áreas brancas podem confundi-la com a Fogo-apagou. Íris arroxeada, com uma fina listra escura até o bico.

Papa-capim-cinza

Mede 11 cm de comprimento. O macho se parece com a da Cigarrinha-do-nordeste, mas tem as unhas negras e não amarelas, como no macho da espécie citada. A fêmea apresenta tom marrom uniforme, mais escuro no dorso.

Jaçanã

O jaçanã (Jacana jacana), do Tupi ñaha´nã é uma ave na porções Oeste da América do Sul, charadriiforme da família dos jacanidae. Também são conhecidas pelos nomes de aguapeaçoca, cafezinho, casaca-de-couro, ferrão, japiaçó, japiaçoca, marrequinha, menininho-do-banhado, nhaçanã, nhançanã, nhanjaçanã, piaçó, piaçoca, pia-sol e Narceja. Em certas regiões do Sul do Brasil é também conhecida por asa-de-seda.

Gavião caramugeiro



O gavião-caramujeiro (Rostrhamus sociabilis), também chamado gavião-de-uruá e gavião-pescador, é um gaviã paludícola, da família dos acipitriddeos, exclusivamente malófago, encontrado em locais pantanosos da América tropical e temperada. A espécie mede cerca de 41 cm de comprimento, bico muito adunco; o macho tem coloração cinza-ardósia, cauda com base branca, cera e pés laranja; a fêmea e o imaturo têm faixa supra-ocular e garganta esbranquiçadas e lado inferior barrado de creme.