O CRISTIANISMO HOJE


 

Por Rodrigo Azevedo

De acordo com o tema sugerido, através de uma reflexão e lembrando-me da minha época de estudos no seminário. Pude perceber que existem ainda hoje diversos desafios para uma espiritualidade bem equilibrada trazendo o Cristo como centro de todas as coisas. Desafios esses que não traz uma impossibilidade de se tornar realidade através da Esperança que há em nós. (I Pedro 3:15)

Estamos vivendo em um mundo totalmente pós-moderno. Um mundo onde muitos que afirmam reconhecer a Cristo como seu senhor e salvador, têm distorcido de forma irresponsável a mensagem do evangelho verdadeiro, puro e simples por si mesmo.

Um mundo onde á tecnologia, o medo, nova era, os avanços científicos, ás realizações pessoais, o individualismo, o naturalismo que traz a ideia de um Deus reduzido, o relativismo, e muitas cosmovisões vem causando confusão e duvidas nos corações daqueles que creem em Cristo e também dos infiéis.

O homem tem “tentado” de diversa forma substituir o trono de Deus, a essência, através da ciência e de um evangelho distorcido por falta de conhecimento teológico, sabedoria, intelecto, práticas devocionais como: Leitura da Palavra, vigilância, equilíbrio, discernimento, dentre de muitas outras práticas que trazem total plenitude espiritual e um modo de sobrevivência na vida de um Cristão.

Com essa falta, o evangelho fica em volta de um misticismo onde se tem pregado somente o triunfalismo, curandeirismo, prosperidade financeira e muitas outras coisas através de uma má interpretação errada das escrituras sagradas.

Dentro desse contexto as pessoas vão somente à igreja para buscar a sua benção material. Pois não é vontade de Deus que um crente esteja passando por dificuldades financeiras e grandes obstáculos na caminhada com Deus.

Em meio a uma doença muitos evangélicos afirmam que foi causada “somente” pelo um demônio, e de uma forma desesperada elas correm em busca de um “curandeiro” em uma determinada igreja porque não foi à vontade de Deus a causa daquela doença, e sim através de um pecado cometido o diabo colocou uma doença incurável.

Com a palavra de Deus, nossa única regra de fé e prática. Muitos Pastores e lideres tiram Cristo como o centro e colocam a sua opinião, vontades e desejos dentro de um determinado texto bíblico alterando o seu sentido original para fazer coisas diabólicas até mesmo com pessoas inocentes.

Através do óleo, atos proféticos sem base bíblica, objetos usados como comercialização. O “homem” que afirma ser um “deus” desafia até mesmo a lei do seu determinado país. Ungindo parte intima de mulheres inocentes em nome de “deus”, garante que através de uma ação assustadora a benção pode ser derramada sobra a sua vida, diversos casos de abuso por ações satânicas.

Como cristãos envolvidos nessa visão de uma sociedade pós-moderna e esse misticismo que tem invadido a igreja de Cristo atualmente. Devemos estar bem preparados para trazer pessoas ao foco principal como na igreja biblicamente primitiva.

É importante ressaltar também que para vencer esses desafios de uma espiritualidade Cristocentrica. É necessário além da busca espiritual por Deus fazer alguns estudos com uma fé baseada e questionada de uma forma cuidadosa, pois a bíblia possui um lado “humano”, e através da razão e da lógica é possível provar a ressureição de Cristo, a criação, e diversas questões que vamos ser confrontados pelos ateus.

Missionário Rodrigo Azevedo