FALTA DE RESPEITO COM O "TIO CHICO"

A cidade de Petrolina, como as demais cidades do Brasil tem uma média de geração per capita de lixo em torno de ½ quilo por pessoa/dia. A maior parte desse lixo é recolhido por uma empresa contratada pela prefeitura para fazer a coleta domiciliar, mas uma parte significativa é jogada nos terrenos baldios, galerias e margem do rio. Nesses locais são encontrados lixos domésticos, animais mortos, móveis velhos, entulho de construção etc. Mesmo eu estando em período férias, fiquei bastante incomodado com as noticias na imprensa de que havia bastante lixo na orla I, próximo ao Espaço Ciência da Univasf. Fui até o local onde contatei a veracidade das informações, era por volta de 8h00h da manhã quando cheguei ao local. Lá estavam dezenas de pequenos montes de entulho de construção e mais um carroceiro descarregando mais uma carroça de entulho. Pura falta de responsabilidade e de educação.

Mais uma vez constatando que as margens do rio São Francisco são tratadas como grandes lixeiras pelos seus usuários, tais como, pescadores, banhistas, carroceiros, barraqueiros e transeuntes. Sem falar daqueles que sujam pelos meios indiretos, quando jogam lixo nas ruas, nos canais de esgoto e de águas pluviais, dia-após-dia esses resíduos vão sendo carreados para o rio pelas forças dos ventos e das águas deixando o rio cada vez mais sujo e raso. O remanescente que fica pelas ruas contribui para a proliferação de vetores aéreos e terrestres como, ratos, cachorros e gatos doentes, porcos, cobras, muriçoca, baratas, aeds egipte, moscas etc. Causadores das mais diversas doenças no ser humano.

Com o objetivo de minimizar o acumulo de lixo e entulhos naquela e em outras áreas, pedimos ajuda a Secretaria de infraesrtrutura que garante a realização de uma ação de limpeza a ser realizada semana que vem, inclusive fazendo um bloqueio para impedir a passagem dos carroceiro que jogam seus entulhos na margem do rio. Isso precisa ser feito urgentemente, pois “CIDADE LIMPA NÃO É AQUELA QUE SE VARRE MAIS, E SIM AQUELA QUE SE SUJA MENOS”.- autor desconhecido. AS IMAGENS DA FALTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PODEM SER CONFERIDAS NAS FOTOS ABAIXO.

 



Embalagem de remedio

  Foi por estas e outras irresponsabilçidade do ser humano que em 2004 as chuvas torrenciais que cairam em nossa cudade, quase arrasou vários bairros deixando milhares de pessoas isoladas do resto do0 mundo por pelo menos dois dias consecutivos. Quando casas  e prédios comercias foram alagados pelas águas que não conseguiam passar pelas galerias que se encontravam obstruidas pelo lixo jogado em locais inadequados pela própria população. O que conseguia passar ia direto para o rio se encontrar outros dejetos que são jagados diretamente nas margens e nasaguas do São Francisco. Mas nada disso parou por aí, o desrespeito continua até hoje, é só observar as fotos acima para constatar a falta de educação ambiental e consequentemente e falta de cidadania e de vergonha do ser humano. É lamentável, mas é a realidade "nua e crua"..


Vitorio Rodrigues de Andrade
Geógrafo/Gestor Ambiental
Pós-graduado em Comunicação Social.