Periquito cara-suja ameaçado de extinçao

...
Os biólogos tentam preservar essa espécie de pássaro em extinção nas matas brasileiras: o periquito-cara-suja, da família dos papagaios. A derrubada de árvores e a venda ilegal colocam essas aves em risco.


Os pesquisadores vasculharam serras de cinco estados do Norte e do Nordeste. Eles usaram a tecnologia e as informações dos moradores na procura de uma espécie que caminha para a extinção.

Com as pistas dadas pelos moradores, os especialistas querem calcular quantos periquitos-cara-suja restam nas matas brasileiras. Depois de descobrir os pontos onde os pássaros têm sido vistos e capturados, os pesquisadores entram na mata, para observar como ele vive e se reproduz.

Além do tráfico, o periquito-cara-suja enfrenta escassez do abrigo ideal para a espécie. Em geral, árvores antigas, com tronco oco, que servem como ninho, já foram derrubadas e substituídas por árvores mais novas, sem essa característica. É preciso conservar a floresta para preservar a espécie. "Se não tiver esse tronco oco, a espécie não tem onde fazer ninho e onde dormir", explica o pesquisador Ciro Albano.

Segundo os ambientalistas, se a devastação e o comércio ilegal continuarem, em pouco tempo, só vai ser possível observar o periquito-cara-suja nas gaiolas.


Em programa de 02/10/2009, o "Globo Repórter" mostrou cenas com a Pyrrhura griseipectus, conhecida popularmente como periquito-cara-suja.

O animal ainda pode ser encontrado na Serra do Baturité, no Estado do Ceará.

Segundo especialistas, esse psitacídeo seria uma das espécies de aves mais ameaçadas da fauna nacional, com menos de 250 exemplares na natureza, perdendo apenas para a ararinha-azul (Cyanopsita spixii), que praticamente não existe mais em vida livre.




(http://participeg1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL26121-5598,00.html
...