Papagaio chauá, ameaçado de extinção

.


.

Nome Popular: Papagaio-chauá

Nome Científico: Amazona rhodocorytha

Peso: 450 a 550g

Tamanho: 35 cm

Expectativa Vida: Os papagaios vivem muito tempo. Se forem bem cuidados tornam-se "eternos" companheiros, pois vivem até 80 anos!

Alimentação: Na natureza, alimentam-se de castanhas, frutas silvestres e sementes (principalmente de leguminosas). Em cativeiro são oferecidos, além da ração comercial, frutos, sementes e vegetais.

Reprodução: Em média, botam 3 ovos que são chocados por aproximadamente 25 dias.

Distribuição Geográfica: Sua ocorrência se resume a uma pequena área litorânea que se estende de Alagoas ao Rio de Janeiro.

Descrição: É um papagaio verde com uma área avermelhada na cabeça, com bochechas azuis e um pouco de amarelo contornando o bico. Não é possível distinguir machos e fêmeas por características externas. Sofrem com a destruição de habitat e a captura ilegal destinada ao tráfico de animais. Por esses motivos encontram-se extremamente ameaçados de extinção e, na natureza, restam somente pouquíssimos exemplares .

O chauá (Amazona rhodocorytha) é uma espécie brasileira de papagaio que está ameaçada de extinção. Tais aves medem cerca de 37 cm de comprimento, com a fronte e base da maxila vermelhas, loro laranja, espelho alar e cauda com nódoas vermelhas. Também são conhecidos pelos nomes de acamatanga, acumatanga, camatanga, camutanga, chauã, chuã, cumatanga e jauá.

.