Mutum de Alagoas, um bicho extinto da natureza

.


MUTUM-DE-ALAGOAS (Mitu mitu)
.
Ave de tamanho pouco maior que o de um galo doméstico, de plumagem . negra em seu dorso, ventre marrom-claro, tendo as duas penas centrais da cauda uniformemente negras e as demais com pontas brancas, manchadas de marrom-claro. As asas possuem lustro azul-escuro. A cabeça e o pescoço apresentam penas com aspecto aveludado, mais avolumadas no sentido da cabeça para o pescoço. Seu bico apresenta aspecto curvo, de extremidade rosa-clara e parte mais interna (cúlmem) de coloração vermelha. Um detalhe para a espécie é a região do ouvido, desprovida de penas. Os tarsos e dedos são semelhantes aos da galinha, de pálida coloração rosa-clara com unhas de cor cinza-escura. Os olhos são castanho-escuros, com tons vermelhos discretos.

Sua distribuição geografica é bastante restrita, encontrando-se referências ao seu habitat original ligado ao estado de Alagoas em parte da Mata Atlântica na tipologia conhecida como floresta Ombrófila Aberta e nas matas de baixadas, particularmente nos municípios de Marechal Deodoro, Barra de São Miguel e Roteiro de São Miguel dos Campos.

Em virtude dos insucessos das últimas expedições omitológicas, não havendo mais nenhum registro comprovado nos poucos fragmentos florestais remanescentes do seu habitat, considerou-se corno uma espécie em extinção na natureza.


MAURICIO CERQUEIRA DE ARAUJO Eng° Agrônomo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis / AL
.