DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Dia 05 junho de 1972, durante a Conferencia das Nações Unidas realizada pela ONU em Estocolmo, capital da Suécia, foi instituído o Dia Mundial do Meio Ambiente. Foi a primeira tentativa a nível mundial de organizar de forma harmoniosa as relações entre Homem e Meio Ambiente. Naquela época a sociedade cientifica já detectava graves problemas em razão da poluição atmosférica provocada pelas industrias.

A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, onde a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, onde a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.

Daí para cá tem sido realizados inúmeros outros eventos em defesa da Natureza, porém, resultados verdadeiramente concretos têm sido poucos. Apesar dessas datas (Dia do Meio Ambiente, dia da Água, Dia da Árvore) e tantas outras terem sido criadas para que se faça reflexões e procuremos melhorar nosso comportamento diante das dádivas divinas que o Criador do Universo nos proporciona através da Mãe Natureza, nós não temos dado a devida importância e cada vez mais nos transformamos em verdadeiros monstros destruidores de tudo que nos foi emprestado. Pois quando a Natureza nos emprestou todo o seu potencial dos recursos naturais para que usufruíssemos com parcimônia e com responsabilidade, certamente foi dito: “usa, mas lembra-te, este patrimônio não é só teu. É também daqueles que virão depois de ti”.

Infelizmente poucos se preocupam com futuras gerações, as datas alusivas tem sido um pretexto para não se fazer nada ou quase nada durante o ano inteiro e quando chegam essas datas todos se preocupam em fazer seminários, simpósios, workshop,  plantio simbólico de arvores e deixar morrer por falta dos devidos cuidados, debates e tantas outras coisas inúteis que poderiam ter grande utilidade para a proteção do Planeta se fossem durante o ano inteiro e com a responsabilidade de buscar resultados concretos para serem apresentados nessas datas alusivas.

Na condição de cidadão do universo, jamais vou deixar de externar minha indignação sempre que constatar o descaso para com AMBIÊNCIA, cuja necessidade de protegê-la é permanente e não apenas a realização de eventos  para uns poucos saírem “bem na foto” nos dias 05 de junho, 22 de março, 21 de setembro, 04 de outubro etc.

Dito isto, é necessário que reflitamos sobre nosso comportamento destruidor e façamos esforços para respeitarmos mais o meio ambiente. Façamos isso e A NATUREZA AGRADECERÁ. 


Vitorio Rodrigues
Ambientalista/ Petrolina – PE
05 de junho de 2011