Pica pau anão dourado ameaçado de extinção

...

Pica-pau-anão-dourado

O Pica-pau-anão-dourado é um Piciforme da família Picidae. Conhecido também como Pica-pau-anão-amarelo, Pica-pauzinho-de-testa-dourada e Pica-pauzinho dourado. É uma das menores espécies de pica-paus.

Características

Mede cerca de 7,5 cm de comprimento. O macho apresenta a região anterior da cabeça com pintas amarelo-ouro, as quais são brancas na fêmea.

Alimentação

Alimenta-se de pequenos insetos, que captura batendo com força o bico nos ramos finos da vegetação.

Hábitos

Habita o sub-bosque de florestas altas de terra firme e de várzea. Vive geralmente solitário, acompanhando bandos mistos de aves com freqüência.

Distribuição Geográfica

Presente ao norte do Rio Amazonas para leste até o Rio Negro, e ao sul deste até o norte de Mato Grosso (alto Xingu), sul do Pará (Serra do Cachimbo), Rio Tocantins e leste do Pará (região de Belém). Está ameaçado de extinção em PE, PB e AL.

Periquito cara-suja ameaçado de extinçao

...
Os biólogos tentam preservar essa espécie de pássaro em extinção nas matas brasileiras: o periquito-cara-suja, da família dos papagaios. A derrubada de árvores e a venda ilegal colocam essas aves em risco.


Os pesquisadores vasculharam serras de cinco estados do Norte e do Nordeste. Eles usaram a tecnologia e as informações dos moradores na procura de uma espécie que caminha para a extinção.

Com as pistas dadas pelos moradores, os especialistas querem calcular quantos periquitos-cara-suja restam nas matas brasileiras. Depois de descobrir os pontos onde os pássaros têm sido vistos e capturados, os pesquisadores entram na mata, para observar como ele vive e se reproduz.

Além do tráfico, o periquito-cara-suja enfrenta escassez do abrigo ideal para a espécie. Em geral, árvores antigas, com tronco oco, que servem como ninho, já foram derrubadas e substituídas por árvores mais novas, sem essa característica. É preciso conservar a floresta para preservar a espécie. "Se não tiver esse tronco oco, a espécie não tem onde fazer ninho e onde dormir", explica o pesquisador Ciro Albano.

Segundo os ambientalistas, se a devastação e o comércio ilegal continuarem, em pouco tempo, só vai ser possível observar o periquito-cara-suja nas gaiolas.


Em programa de 02/10/2009, o "Globo Repórter" mostrou cenas com a Pyrrhura griseipectus, conhecida popularmente como periquito-cara-suja.

O animal ainda pode ser encontrado na Serra do Baturité, no Estado do Ceará.

Segundo especialistas, esse psitacídeo seria uma das espécies de aves mais ameaçadas da fauna nacional, com menos de 250 exemplares na natureza, perdendo apenas para a ararinha-azul (Cyanopsita spixii), que praticamente não existe mais em vida livre.




(http://participeg1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL26121-5598,00.html
...

Trinta Réis Real - Amaeçado de extinçao

...


No Brasil se reproduz apenas em SP. Distribuição na América Central e oeste da África, até Argentina, onde se reproduz. Mas também é encontrada nos estados de AL, AM, AP, BA, CE, ES, MA, PA, PB, PE, PR, RJ, RN, RS, SE, SC E SP.

É a maior de nossas trinta-réis, de bico laranja avermelhado e pernas enegrecidas. Reside em 6 ilhas paulistas, com colônias significativas em Alcatrazes, na Laje de Santos e Laje da Conceição. População estimada em SP de 754 indivíduos, sendo 374 na Laje Bandos permanecem na costa paulista ao longo do ano. É considerada ameaçada de extinção no Brasil

Um bicho silvestre ameçado de extinção

...
O cachorro-vinagre é um daqueles animais que nunca foi abundante na natureza e por isso mesmo especialistas do mundo inteiro tentam reproduzi-lo em cativeiro, o que foi feito com muito sucesso na Alemanha. Daquele país vieram vários desses animais para zoológicos brasileiros, onde agora o cachorro-vinagre começa a se multiplicar, mas mesmo assim é um dos animais considerados sob ameaça na lista publicada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Embora seja canídeo, o cachorro-vinagre tem um rabo muito curto e o menor número de dentes na família do cachorro, apenas 38. O nome cachorro-vinagre deriva de sua cor, avinagrada, mas pouca coisa se sabe sobre o animal, que hoje vive em 34 zoológicos ao redor do mundo, que têm 162 exemplares. O interessante é que
, se mantidos juntos pais e filhos, só a fêmea principal se reproduz.

Caçador cooperativo, o cachorro-vinagre caça com a família, inclusive filhotes, e é tão bom nadador que, se sua presa tenta fugir pela água, ele vai capturá-la no meio do rio ou do lago.

Esse animal é corajoso também. Ataca presas muito maiores do que ele e, quando vai ter os filhotes, a fêmea expulsa um tatu ou outro animal da toca e toma conta do buraco. O cachorro-vinagre se alimenta de roedores, principalmente paca, cutia e capivara.
O cachorro viagre é encontrado no Brasil, nos estados do AC, AMA,AP,BA, DF, GO, MS. MT, MA, PA, PR, RO, RR, SP e TO. Por ser vulnerável, o cchorro vinagre está na lista nacional de animais ameaçados de extinção.
....