NASCE O BEBÊ NUMERO 7 BILHÕES NO MUNDO

Nasceu o habitante de número 7 bilhões no mundo. É uma menina. Danica May Camacho recebeu da ONU o título simbólico que ilustra o crescimento demográfico mundial -  com direito a bolo e uma pequena festinha ainda no hospital em Manila, nas Filipinas.
.

A garotinha veio ao mundo com 2,5 quilos, dois minutos antes da meia noite, em um hospital público da capital filipina. Seus pais, Florante Camacho e Camile Dalura, foram parabenizados por representantes das Nações Unidas.
.
- “É muito linda. Não consigo acreditar que é a habitante 7 bilhões do planeta”, foi o comentário emocionado da mãe, na sala de parto do hospital maternidade invadida pela imprensa.

Menina Danica May Camacho carregará o título simbólico das Nações Unidas. 
.
A pequena “estrela mundial” receberá uma bolsa de estudo e seus pais uma quantia em dinheiro para que seja investido, com a devida orientação, em um negócio comercial.
De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Pobreza, as Filipinas são o décimo segundo país mais populoso do mundo, com 94,9 milhões de pessoas – 54% deles menores de 25 anos.
.
A china é o país mais populoso, com 1,35 bilhões de habitantes, seguido da índia, com 1,24 bilhões. Segundo a ONU, a população mundial continuará crescendo e chegará a 9,3 bilhões em 2050. E vai superar os 10 bilhões até o final do século.
.
Danica receberá uma bolsa de estudos e seus pais uma quantia em dinheiro para abrir uma loja. De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Pobreza, as Filipinas são o 12º país mais populoso do mundo, com 94,9 milhões de pessoas, 54% deles menores de 25 anos.
.
A China é o país mais populoso, com 1,35 bilhão de habitantes, seguido da Índia, com 1,24 bilhão. Segundo a ONU, a população mundial continuará crescendo e chegará a 9,3 bilhões em 2050, e superará os 10 bilhões até o final do século.
.
*Com informações  da agência France-Presse.

Começa o periodo defeso no rio São Francisco



O período de defeso 2011/2012 na Bacia Hidrográfica do São Francisco começa logo mais a meia noite de hoje. O Estado de Minas Gerais publicou a Portaria IEF nº 154, de 13 de outubro de 2011 para regulamentar a pesca nesse período dentro de seu território. De acordo com a Portaria IEF nº 154, de 13 de outubro de 2011 fica estabelecido o seguinte:
Quem, quanto e o que pode pescar.
I – Pescador Portando a licença ou autorização do órgão ambiental competente;
II - Com limite para captura de 3 (três) kg de peixes mais um exemplar por pescador amador e 3 (três) kg de peixes mais um exemplar para o pescador profissional, das espécies citadas adiante;
III - O limite de captura é por dia ou jornada de pesca, período de tempo igual ou superior a 1 (um) dia, a que o pescador se dedicar à sua atividade, ficando vedada a acumulação diária e o transporte de quantidade superior ao limite estabelecido;
IV - Utilizando somente linha de mão e anzol simples, com uma farpa, vara ou caniço simples, molinete e carretilha, chumbadas e encastol, iscas artificiais e naturais, sendo vedado a prática da técnica da lambada. Somente nas iscas artificiais é permitido emprego de anzol tipo garatéia(anzol com mais de uma farpa), limitados a 05 (cinco) varas e caniços por pescador licenciado; 
V – As permissões contidas no item III, só são válidas para espécies classificadas nas seguintes categorias:
a)    Alóctone – espécie de origem e ocorrência natural em outras bacias brasileiras (ex. Tucunaré, Tambaqui, Apaiari, Pescada do Piauí, Caranha Amarela ou Caranha Preta ou Pirapitinga ou Pacu, Cachara Trairão, Piranha Vermelha,  Piranha Preta.

b)    Exótica - espécie de origem e ocorrência natural somente em águas de outros países (ex. Tilápia e Tilápia rendalli, Bagre Africano, Carpa Comum, Carpa Espelho, Carpa Capim, Carpa Prateada e Carpa Cabeçuda.

c)    Híbrido – subespécies resultantes do cruzamento de duas espécies(ex. Tambacu, Ponto e Vírgula ou Pintachara.

d)    Autóctone –  espécie de origem e ocorrência natural na própria bacia (ex. Piranha, Pirambeba, Camboge ou Tamoatá.

Isto significa que todas as demais espécies (nativas) da categoria Autóctone está proibida a captura de qualquer quantidade. É claro que estas determinações foram baixadas para a Bacia do São Francisco dentro do Estado de Minas Gerais. Mas certamente os demais estados da bacia estarão adotando critérios semelhantes para obedecer à Legislação Federal e proteger sua fauna ictiológica no período de defeso 2011/2012.

O homem produz, o lençol freatico sobe e a caatinga morre

É assim que está acontecendo no entorno dos projetos irrigados nas margens do rio São Francisco. Fui ver de perto essa situação que eu já havia constatado desde de 2007, quando publiquei uma foto da salinização monstruosa nessa mesma area em meu livro São Francisco da Terra.

Hoje a situação continua e nada é feito para minimizar esse impacto, que por sinal, vem prejudicando de forma brutal aos donos de propriedades nativos das margens do riacho da Imburana. Veja fotos abaixo.











Plantas das mais variadas especies, tais como, barauna, imburana de cambão, jurema preta e tantas outras, morreram porque não resistiram o teor de sal brotando da terra por causa da elevação do lençol freatico em razão do excesso de água utilizada nos lotes.

Colégio Dom Bosco ao completar 85 anos, homenageia amigos

O Colégio Diocesano Dom Bosco, ao completar seus 85 anos de existencia e de construção da historia da educação em Petrolina, homenageiou na noite de ontem (19), varias instituições religiosas, orgãos de inprensa e cidadãos considerados colaboradores daquele colégio. Eu, na qualidade de amigo e colaborador da casa, assim considerado pela sua gestora Teresimha Teixeira e demais professores, me  senti bastante prestigiado ao ser escolhido para aquela homenagem, quando recebi o Certificado de Honra ao Merito. Só tenho a agradecer.

Dom Frei Paulo Cardoso(bispo que sai ) e Dom Manoel(bispo que chega)
Convidados
Porfª Lucia (esp. de Vitorio) Profª Teresinha (gestora) Vitorio Rodrigues
O evento foi marcado tambem, pela comemoração do aniversario de frei Paulo Cardoso e a acolhida ao bispo Dom Manoel.

AMMA recebe do ALPHA VILLE, o veveiro de produção de mudas equipado


A Agencia Municipal de Meio Ambiente, recebeu, ontem (11), um veveiro de produção de mudas para arborização urbana, devidamente equipado para uma produção de 10,000 mudqas de forma continuada. Durante a realização da oficina final, foi criado um Nucleo de Articulação para dar suporte ao viveiro e programar a distribuição das mudas de plantas que lá serão produzidas de forma organizada, envolvendo as demais escolas de todo o municipio. Uma vez que este está instalada na Escola Governador Miguel Arraes no bairro Henrique Leite.

Jumento é atacado por um "jégue da espécie bípede" que é salvo pela equipe do Prevfogo

Os integrantes da Brigada Prevfogo, em diligencias pelo Projeto Senador Nilo Coelho (N-06), deu de cara com um jumento vitima de maus tratos cometidos por vandalos com atitude irracional a ponto de ser uma ofensa ao animal se compararmos com ele. O Jégue foi encontrado com varias embalagens de agrotoxicos amarradas no rabo, só por pervessidade. 

É bom lembrar ao "sacripanta" responsavel por tal ato que isso pode resultar em mutilação, mutilação é crime e pode dá cadeia. Veja a foto.



AMMA E COMDEMA realizam eventos em homenagem ao Chico.

O Conselho Municipal de Defesa do meio Ambiente em conjunto com a Agencia Municipal de Meio Ambiente, realizarasm nessa terça(04), dois eventos em comemoração ao dia do aniversario de descobrimento do rio Sao Francisco pelo homem branco. Pela manhã foi realizada uma benção com a prsença de crianças de uma escola da area irrigada na SINDSEMP, o ato foi celebrado pelo pároco da Paroquia de Sao Francisco, depois foi lida a carta São Francisco do Ceu de autoria deste ambientalista que vos escreve e as considerações do presidente do COMDEMA pelo seu presidente Francisco Carlos Pessoa.

No periodo da tarde, foi realazada uma renião do COMDEMA no SEST SENAT, onde a AMMA atraves da diretora Mineia Góes  e  da estagiaria de engenharia agricola, Rosemary  Matos, apresentou o relatorio de suas atividades para os conselheiros e um levantamento preliminar da situação socioambienteal da orla urbana de Petrolina. Antes foi feita a abertura pelo prseidente Carlos Pessoa e uma esplanação sobre os problemas do rio Sao Francisco pelo ambientalista Vitorio Rodrigues. O diretor presidente Geraldo Junior tambem pariticipou do evento e falou sobre o avanço da gestão ambiental em Petrolina.







O evento contou com o apoio da Brigada PREVFOGO, CRAD,  Paróquia São Francisco de Assis e escola C 19 e Centro de Educação Infantil de Projeto Maria Tereza.

Caiaqueiros e barqueiros realizam o 2º passeio em defesa do sao Francisco

Os caiaqueiros e barqueiros de Petrolina e Juazeiro, realizaram neste primeiro dia(02/10) da semana em que se comemora o aniversario de descobrimento do rio Sao Francisco pelo homem branco o 2º passeio de barcos e caiaques em defesa do rio Sao Francisco. A pequena ação pode dar um grande resusltado, pois com poucas pessoas hoje fazendo um trabalho de sensibilização, poderá se resultar nun grande grupo no futuro socializando conhecimento para um grande numero de pessoas, Na qualidade de ambientalista fui convidado para participar do evento, onde fiz uma rapida esplanação sobre as necessidades de se olhar com mais carinho para o Velho Francisco que nos proporciona tantas riquesas e recebe quase nada em troca. Uma representante de uma entidade que trabalha com qualidade alimentar, também falou da importancia do evento, a quem pesso desculpas por não ter anotado seu nome. Veja fotos abaixo.








Que Deus abençoe todos aqueles que se preocupam verdadeiramente com o rio Sao Francisco.