Conselho aprova criação do Refúgio de Vida Silvestre Tatu Bola

Do porta gazzeta

O Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) de Pernambuco, aprovou na tarde de sexta-feira (29) a criação da nova unidade conservação Refúgio de Vida Silvestre Tatu Bola. A maior área de proteção integral do Estado, com 110 mil hectares será localizada no bioma Caatinga.

A nova unidade de conservação de proteção integral a ser criada é considerada um marco histórico, em Pernambuco e no Brasil, pela extensão e por ser a primeira a homenagear o animal símbolo da Copa 2014, o tatu-bola, e especialmente pela sua localização no Bioma Caatinga, informou a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas-PE).

O secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, que preside também o Consema, Carlos Cavalcanti, destacou que a iniciativa permitirá a realização de mais ações com o propósito de proteção e recuperação do Bioma Caatinga, a partir do Plano de Manejo que logo deverá ser elaborado e do desenvolvimento dos arranjos produtivos locais sustentáveis na região.

Segundo a Semas, em toda a área mapeada do Refúgio de Vida Silvestre Tatu-Bola há ocorrência de espécies endêmicas, raras, vulneráveis e ameaçadas de extinção, como o Tatu-bola. Também, de pombais, redutos de ninhos feitos diretamente no solo da Caatinga, que indica a necessidade de conservação do ambiente frágil.

“Tivemos todo o cuidado técnico ao fazermos a análise do território, o diagnóstico das questões fundiárias e da sua biodiversidade para que o êxito na perspectiva de criação dessa nova unidade de conservação fosse, de fato, uma realidade a ser consolidada nesta reunião do Consema e, posteriormente, por meio de um decreto do governador”, informou.

SANTA MARIA – Na terça-feira (26), agricultores, pecuaristas e representantes de assentamentos rurais e comunidades quilombolas reuniram-se na Câmara de Santa Maria da Boa Vista a fim de participar da consulta pública, promovida pela Semas e instituições parceiras, sobre a criação do Refúgio da Vida Silvestre Tatu-Bola, que abrange os municípios de Petrolina, Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande. Na quarta-feira, a consulta aconteceu em Lagoa Grande, também na Câmara Municipal.



[F] Osvaldo Santos e Divulgação/Semas

Um comentário:

João Batista Cavalcanti Ramos disse...

Parabéns amigo Vitório. Fico feliz por um Blog neste FOCO. Estarei sempre visitando e opinando, quando for o caso.Estou preparando minha propriedade para preservação de animais da caatinga.

João Batista Cavalcanti Ramos.